NOVA GERAÇÃO

Comunidade Cristã

Tempo de buscar ao Senhor

 

 

Tempo de buscar ao Senhor

Oséias 10:12

1) O que significa busca ao Senhor

Buscar ao Senhor significa manter um relacionamento íntimo com Deus. Isto não é a mesma coisa que ir ao médico. A grande maioria de nós somente vai ao médico nos momentos em que sentimos dores. Após o diagnóstico e de sermos medicados, passando a dor, não voltamos mais ao médico, nem para dizer obrigado. Esta busca é caracterizada pela necessidade e que pode acontecer exporádicamente. Isto não é o correto. Certo é que façamos consultas preventivas e assim possamos evitar situações graves que podem colocar nossa vida em risco. Da mesma forma, buscar a Deus deve ser um ato continuo, diário, um relacionamento de amor, de cumplicidade. Buscar ao Senhor é só a primeira parte, já estar em Sua presença deve ser o normal. Precisamos ter alegria, prazer em estar na presença do Pai.

Talvez você pergunte: Como posso buscar ao Senhor? O Salmo 100:4 nos dá um ensino bem claro de como fazer isto.

  • Devemos entrar pelas portas dele com GRATIDÃO E LOUVOR.

 

Observe que a gratidão e o louvor são como uma porta de acesso mas, quando estamos desesperados por algo, dificilmente nos lembraremos de usar esta porta e dificilmente conseguiremos realmente entrar na presença de Deus e agradá-lo. Parece que no momento da crise nos esqucemos de todo o bem que o Senhor nos fez. Isto é péssimo!

 

2) O melhor tempo para buscar ao Senhor

 

De acordo com o texto de Oséias, a instrução é dada como uma metáfora. As plantações eram feitas observando-se o período que antecedia as chuvas. A terra era preparada e em seguida recebia a semente no tempo certo para que fosse irrigada pela chuva. A busca ao Senhor precisa ser como a semeadura de uma plantação na qual a semente é a JUSTIÇA (atos de justiça). De acordo com o texto, Oséias, usado por Deus, intrui a plantarmos e buscar ao Senhor incessantemente até que Ele faça chover a justiça sobre nós. Entendendo que, Deus é quem envia chuva, independentemente da estação, devemos confiar que sempre que semeamos a justiça e nos dispomos a buscá-lo, Ele nos responderá. Isto está de acordo com a orientação de Deus pelo profeta Jeremias. Jr. 29:12-14 quando o Senhor diz: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo vosso coração.”

 

Você já se encontrou numa situação em que está orando mas Deus não está respondendo nada?

 Como é a sensação? E por que isto acontece?

 Isaías, também profeta de Deus, recomenda buscar ao Senhor, “ENQUANTO SE PODE ACHAR.” Conhecer a Deus também implica em saber que chega um momento em que Deus não responde. Veja este texto: Isaías 55:6-7 – Especialmente o verso 7 ordena que haja mudança, arrependimento e conversão ao Senhor. Claro que isto não é uma regra geral, porque houveram profetas de Deus que reclamaram que Deus não respondia, como no caso de Habacuque.

 

Nosso erro é pensar que Deus tem a obrigação de fazer o que queremos e satisfazer todos os nossos caprichos. Não é assim! Deus não ouve a oração de alguém que não se humilha ou não reconhece suas próprias debilidades, como no caso da oração do publicano e do fariseu. Buscar a Deus enquanto se pode achar é fazer isto agora enquanto podemos nos arrepender. Haverá um dia, após a morte, que não será possível buscar a Deus, se não houvermos feito isto em vida.

 

Um outro aspecto importante já mencionado, é não esperar o dia da angústia para buscar a Senhor. Existem momentos que Deus até fala conosco mas como estamos tão ocupados com nossos próprios desejos, não o ouvimos, então Ele deixa que passemos por tribulações até cairmos em sí e entendermos que devemos buscar Sua face com sinceridade. Oséias 5:15

 

Na rebeldia, Deus não nos ouve. Leia os textos: Isaías 59:1-2 e Provérbios 1:27-32

 

3) Quais os resultados da busca ao Senhor

 

A busca contínua ao Senhor pode nos proporcionar uma vida de abundante chuva e colheita constante. Estar na presença de Deus nos aproxima mais das coisas de Deus. Uma maneira de saber se realmente estamos próximos de Deus é fazer uma auto-avaliação diária a respeito de como gasto meu tempo, se o centro sou eu ou Deus.

 

Devemos nos perguntar:

Sinto prazer, quando estou na presença de Deus, ou fico inquieto pra sair logo e poder fazer outras coisas?

Estou focado nas coisas espirituais ou nas terrenais?

 

Estas perguntas podem nos ajudar a saber quais decisões tenho que tomar diariamente para estar mais perto de Deus. Em Isaías 55:11-13 você encontra os resultados da busca ao Senhor. Quem busca ao Senhor encontra os tesouros escondidos de Deus. A Bíblia diz que em Cristo estão todos os tesouros escondidos da sabedoria e do conhecimento. (Col. 2:3) Portanto se buscarmos ao Senhor, encontraremos estes tesouros.

 Deus os abençoe!

 Pr. Ilamarques Morais

 Líder, não deixe de enviar o relatório. Link Acessar o relatorio

Avisos

   Acampamento das mulheres. Dia 18-20 de Agosto – Idrahaje.

  • Precisamos de novos líderes de grupo e novas casas.

  •